Alunos de Medicina da UFPR reclamam de infraestrutura

Aproximadamente 300 alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de outros cursos ligados à saúde realizaram uma manifestação ontem, no centro de Curitiba. Eles protestaram por causa da infraestrutura precária e da falta de equipamentos básicos em um dos laboratórios do curso.

Segundo eles, a carência desses materiais para aulas práticas está prejudicando a formação dos alunos. O grupo partiu do Hospital de Clínicas (HC) e seguiu pela Rua XV de Novembro até a Praça Santos Andrade, onde fizeram um ato de protesto em frente ao prédio histórico da instituição.

O protesto foi realizado pelo Diretório Acadêmico Nilo Cairo (Danc). Segundo um de seus integrantes, Flávio Machado, os alunos estão tendo que comprar os materiais para poder participar da aula.

“Estamos protestando por conta do sucateamento da estrutura da UFPR em alguns laboratórios e também pela falta de materiais. Enfrentamos problemas na disciplina de técnica operatória, pois faltam materiais como tesoura, agulha, fio de sutura, touca, luva e até mesmo máscara cirúrgica. Precisamos comprá-los para poder estudar”, acusa.

Por outro lado, de acordo com a coordenadora do curso de Medicina da UFPR, Claudete Reggiani, o problema é pontual. “O que aconteceu nos últimos dias foi uma questão muito específica, em apenas um laboratório. Todos os materiais já estão licitados, por isso serão providenciados em breve”, afirma.

Com relação à falta de infraestrutura, Reggiani reconhece os problemas apontados pelos manifestantes. “Realmente precisamos de uma nova estrutura, por isso já estamos iniciando um novo processo de licitação para reforma”, afirma.

Voltar ao topo