Alpinista parte para projeto social nos Andes

Os olhares se voltaram para cima, ontem de manhã, em Curitiba. Waldemar Niclevicz, de 37 anos, considerado o maior alpinista brasileiro, desceu de rapel a torre panorâmica da antiga Telepar, localizada no bairro Mercês e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O rapel teve como objetivo divulgar o projeto Mundo Andino, idealizado por Niclevicz e que terá início efetivamente no próximo dia 11.

O projeto, que vem sendo definido como o grande desafio na vida do alpinista, envolve a escalada das principais montanhas da Cordilheira dos Andes, a mais extensa cadeia de montanhas do mundo, prolongando-se por sete mil e quinhentos quilômetros.

?O Mundo Andino é o projeto de minha vida?, declarou Waldemar. ?Comecei a idealizá-lo há dez anos e, nos últimos meses, passei várias noites sem dormir cuidando para que tudo saia bem. Na cordilheira dos Andes, vou estar acompanhado de uma equipe bastante competente e tenho certeza que o projeto vai ser um grande sucesso.?

Acompanhado de uma equipe multidisciplinar – formada por outros alpinistas, exploradores, cientistas, biólogos, pesquisadores, médicos e outros profissionais – Niclevicz passará três anos visitando a região dos Andes. A idéia é escalar mais de cem montanhas – algumas consideradas de grande dificuldade e nunca escaladas – e realizar um perfil físico e humano no entorno destas, enfocando o meio ambiente e questões sociais.

?Conheço os Andes desde 1985 e sou apaixonado pela região. O Mundo Andino não é apenas um projeto de escalada?, comentou o alpinista. ?Existe uma cultura muito rica no entorno das montanhas que formam a Cordilheira dos Andes. Existem comunidades formadas por dez ou vinte casas localizadas no alto de montanhas e que parecem esquecidas pelo mundo. É tudo isso que quero mostrar.?

Voltar ao topo