Conscientização

Ação no Bosque do Papa cadastra doadores de medula óssea

Uma ação de conscientização sobre a importância do cadastramento de doadores voluntários de medula óssea acontece em Curitiba neste domingo (11), em meio à festa de Natal tradicionalmente realizada no Bosque do Papa. Na mesma data, no Rio de Janeiro, será realizada a “Corrida e Caminhada Com Você, Pela Vida”, abrindo a Semana Nacional de Mobilização pela Doação de Medula Óssea.

Em Curitiba, a ação será promovida pelo LIGH (Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade) da UFPR, em parceria com o banco de sangue do Hospital Erasto Gaertner. “Para fazer o cadastro como doador voluntário de medula óssea, basta ter entre 18 e 54 anos, apresentar um documento de identidade e colher uma amostra sangue”, explica a professora Maria da Graça Bicalho, coordenadora do LIGH. Os indivíduos cadastrados terão seus nomes integrados ao Redome – Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, um programa do Ministério da Saúde direcionado a pacientes que necessitam do transplante de medula óssea e não encontram doador compatível na família.

A Semana de Mobilização pela Doação de Medula Óssea foi instituída em 2009 pelo governo federal, e é celebrada em todo o País entre os dias 14 e 21 de dezembro, mobilizando hemocentros de todo o Brasil. A lei que criou essa iniciativa estabelece também que a população deve ser orientada sobre a importância da doação da medula óssea e os procedimentos para fazer parte do cadastro de doadores. Estimula ainda a ação unificada da União, dos estados e municípios no sentido de estruturar laboratórios e ampliar os locais para a realização de exames que identifiquem características dos doadores, aumentando as possibilidades de convocação de um doador compatível no momento em que surgir um paciente doente.

Conscientização

Em Curitiba, o evento promovido em paralelo à festa de Natal no Bosque do Papa busca também mobilizar a população para a doação de sangue. Para doar sangue, é preciso apenas ter idade entre 18 e 65 anos e estar em boas condições de saúde. Homens podem fazer doações a cada 60 dias, e mulheres, a cada 90. No Hospital Erasto Gaertner, um dos principais centros de tratamento de pacientes com câncer no Paraná, são realizas em média 1.300 transfusões por mês, e boa parte do sangue necessário a esse serviço é captado por meio de doações voluntárias.

SERVIÇO

Festa de Natal e campanha de conscientização no Bosque do Papa

Data: 11 de dezembro (domingo)

Local: Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa (Rua Mateus Leme)

Horário: 11h às 20h

Programação: almoço com pratos típicos poloneses; venda de produtos natalinos; exposição de 122 presépios poloneses em miniatura; apresentações de dança folclórica polonesa, italiana, portuguesa, alemã e grega; apresentação do Coral João Paulo II; auto e bênção de Natal.