Ação de urgência para deter dengue no Oeste

A Secretaria de Estado da Saúde determinou medidas urgentes para atender os primeiros casos de dengue do ano no Paraná, registrados em Assis Chateaubriand, região Oeste do Estado.

Entre as medidas que a 20.ª Regional da secretaria, responsável pelo atendimento na região, já está adotando, estão o bloqueio com tratamento focal para eliminação das larvas do mosquito transmissor, utilização de uma bomba Leco (UBV) que está aplicando inseticida nas regiões onde os casos aconteceram, utilização dos meios de comunicação na região para alertar e convocar a população na eliminação dos criadouros e demais atividades de controle da dengue. Também foi realizado um mutirão para retirada de lixo no município.

Até o momento são cinco os pacientes contaminados pelo mosquito. Ainda estão sob investigação sorológica mais 23 casos suspeitos na cidade.

Foco

Todos os casos confirmados ocorreram nos bairros Jardim Progresso e Jardim América. Por se tratar de uma área de risco os trabalhos estão bem adiantados e intensificados para a eliminação desse foco na região. No ano passado, foram registrados na cidade cinco casos no mês de novembro e 24 em dezembro.

Outra preocupação da Secretaria Estadual de Saúde são as demais cidades da região, como Umuarama, Toledo, Guaíra e Santa Helena, que apresentam suspeitas de casos da doença, mas que já estão sendo monitoradas por agentes e funcionários da Regional de Saúde. O mesmo está sendo feito em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Essas oito cidades foram responsáveis por 90% dos 5.127 casos de 2002. Dos 399 municípios do Paraná, em apenas 74 foram detectados em 2002 casos de dengue autóctone (adquirida no próprio local).

Mais agentes

O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, pede à população que cobre dos dirigentes municipais a contratação de agentes de saúde para o combate à dengue. A verba para essa contratação já foi liberada pelo Ministério da Saúde.
No início da próxima semana, a Secretaria de Estado da Saúde vai divulgar o novo boletim da dengue com os dados atualizados sobre a doença durante os primeiros 17 dias do ano.

Voltar ao topo