A vez de Matinhos

Ao analisar os problemas que afligem o nosso litoral, especificamente o município de Matinhos, pode-se constatar a ineficácia e o descaso do poder público na região. Nos últimos seis anos de governo, Matinhos e a sua população foram abandonados à própria sorte.

A sociedade paranaense ficou estupefata com o desleixo das autoridades constituídas, municipal e estadual, que além de nada novo acrescentar, nem sequer fizeram a manutenção das obras de infra-estrutura realizadas naquela cidade em governos anteriores. Achamos até que os mesmos tinham aversão ao observar a exuberância da natureza na região, não se dispondo a sentir o cheiro da relva, o barulho das ondas do mar, o cantar dos pássaros e os pés a afundar nas areias alvas do litoral de Matinhos.

O que se viu nesta temporada não foi a alegria de anos longínquos. Moradores, turistas e veranistas não presenciaram a mesma “festa” de anos anteriores dos meios de comunicação paranaenses, tanto a imprensa escrita como a falada não tiveram motivos para dar uma cobertura mais ampla aos eventos realizados no litoral, pois o que se noticiou foram fatos tristes envolvendo falcatruas da Prefeitura e enchentes que atingiram tanto os veranistas quanto os moradores sofridos da cidade. Em outros verões, os trabalhadores que não podiam freqüentar as praias de Matinhos as tinham perto de si por meio da imprensa, que dava cobertura integral aos eventos do verão no litoral, criando assim expectativa, desejo e vontade de que em anos futuros pudessem usufruir das belezas naturais do município.

Finalmente a vez de Matinhos chegou! A visão estratégica e de alta sensibilidade do governador Roberto Requião finalmente possibilitará um novo tempo a Matinhos. O novo governo tomou a corajosa decisão de indicar um interventor para o município, atualmente em situação degradante, que levou milhares de turistas brasileiros e do exterior a se afastar do litoral paranaense, buscando outros lugares onde encontrassem mais conforto e diversão. Os problemas foram muitos, entre eles: a orla em estado de calamidade, ineficiência no abastecimento de água, falta de saneamento básico, enchentes e o comprometimento de toda a infra-estrutura que movimenta a economia da cidade de Matinhos.

O governador Roberto Requião indicou como interventor o dr. José Maria de Paula Correia, ex-delegado de polícia, ex-vereador em Curitiba, fundador da Guarda Municipal de Curitiba e ex-delegado-geral do Departamento da Polícia Civil do Estado do Paraná, além de ter presidido e fundado várias entidades sindicais, identificando-se perfeitamente com as causas sociais, criando inclusive uma escola de seguidores de suas idéias em que, com sua liderança, formou vários líderes. Após seu nome ter sido “sabatinado” pelos deputados estaduais na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, o dr. José Maria foi aprovado pela maioria dos votos dos parlamentares.

Eleito democraticamente vice-prefeito em Matinhos, o dr. José Maria, com sua experiência administrativa, logo descobriu o motivo da situação agonizante do município: os ex-administradores deram um prejuízo de mais de dois milhões e quinhentos mil reais aos cofres da Prefeitura, um desvio ilegal dos interesses de Matinhos. Comprovado pelo Tribunal de Contas do Paraná, o prejuízo veio a público através da eficiente imprensa paranaense, que tomou para si a responsabilidade de divulgar as ilegalidades cometidas por autoridades anteriores.

A sociedade espera que a nova administração municipal de comprovada competência logo recoloque Matinhos no cenário nacional como a mais linda cidade do litoral paranaense.

Justiça a Matinhos.

Vitenberg Gomes Mendes

é ex-presidente do Sinclapol, especialista em Economia do Trabalho, bacharel em Direito e professor.

Voltar ao topo