A tecnologia e a cidadania

Utilizar a mídia eletrônica para promover a cidadania e a democracia. Esse é o objetivo do Seminário Conexão do Futuro, que teve início ontem, em Curitiba. Os promotores do evento são o Instituto Ágora, British Council, Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac) e Secretaria Estadual da Educação do Paraná (Seed/PR), por meio do Centro de Protagonismo juvenil. Com o evento, as instituições pretendem estimular, incentivar e oferecer suporte a projetos de jovens, que utilizem como instrumento as mídias internet, rádio e TV, para a promoção da democracia e cidadania nas comunidades locais. A intenção é estimular e ampliar as opções do protagonismo juvenil.

Para Gilson Scharnik, diretor-executivo do Iidac, este tipo de incentivo serve de exemplo do que pode ser feito para elevar o número de jovens brasileiros envolvidos em ações de voluntariado.

Os projetos preliminares inscritos para a Conexão do Futuro foram avaliados por uma comissão, respeitando as categorias “projeto já implantado na comunidade” e “projeto a ser implantado”. Entre os oitenta trabalhos inscritos, as vinte propostas mais promissoras foram selecionadas para participar do evento. Os estudantes com projetos selecionados participarão de palestras e oficinas conduzidos por especialistas nacionais e internacionais. Após o seminário, os inscritos terão prazo até 31 de outubro para apresentarem o projeto final. Serão escolhidos os dois projetos mais promissores e relevantes, que receberão o 1.º Prêmio Paranaense de Cidadania Interativa.

Rádio integra Sertaneja

Guilherme Voitch

O Projeto Rádio Cecília Meireles, do Colégio Estadual Cecília Meireles, da pequena cidade de Sertaneja, a cerca de 400 km de Curitiba, é um dos projetos implantados na comunidade que foram selecionados pelo Conexão do Futuro. Sertaneja tem pouco mais de 5 mil habitantes e só um colégio estadual, que acaba tornando-se também um ponto de encontro entre pais, professores e alunos. Para aproveitar o potencial da escola, um grupo de professores decidiu criar, há mais ou menos dois anos, uma rádio para informar, educar e integrar a comunidade. Desde então, o grêmio estudantil da escola ficou responsável pela produção dos programas diários que são transmitidos no colégio durante os intervalos das aulas da manhã (15 minutos) e da noite (10 minutos). Os alunos Fernando Henrique de Souza, Jonas Moreira Cruz, Dayane Iesque e o professor Luiz Antônio de Olivera são os principais responsáveis pelo projeto. Segundo eles, a pauta diária é composta por música, recados e promoções.

Voltar ao topo