Ano Novo

55 queimados foram atendidos no Hospital Evangélico

O Hospital Evangélico atendeu 55 pessoas vítimas de queimaduras entre o dia 31 de dezembro e 1º de janeiro. A maior parte dos pacientes foi ferida por fogos de artifício. Mas não houve casos graves que resultaram em internação no hospital. O Evangélico registrou 40 atendimentos no último dia do ano e outros 15 durante as primeiras horas do primeiro dia de 2013.

De acordo com o médico Fábio Selbach, do setor de queimados do Hospital Evangélico, o número de atendimentos ficou próximo da média alcançada em anos anteriores, mas sem casos graves. São situações moderadas. “Ainda é cedo para dizer quais sequelas estas pessoas podem ter em função das queimaduras. Agora temos que fazer o acompanhamento”, afirma.

A maior parte dos pacientes ficou ferida nas mãos e nos braços. Houve casos de ferimentos no rosto, indicando que a pessoa estava próxima dos fogos de artifícios quando estes foram detonados. O Hospital Evangélico ainda atendeu pessoas que ficaram queimadas em função do preparo da ceia e também por álcool, na tentativa de acender a churrasqueira. “A média foi bem parecida. O que foi diferente foi a gravidade. Pode indicar que as pessoas estão mais conscientes sobre o uso dos fogos de artifício, até com menos crianças feridas. Mas isto pode variar porque ano que vem pode aumentar os casos”, esclarece Selbach.