30% das consultas no INSS são perdidas

Uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontou que, em setembro, das 9 mil consultas agendadas pelos segurados em Curitiba, 2,7 mil foram perdidas pelo não comparecimento dos mesmos nos dias e horários marcados. A relação foi verificada nas 11 agências da Previdência Social da Gerência Executiva do INSS na capital.

De acordo com a gerente de agendamento de Curitiba, Laura Cristina Cretella Bianco, todas as ausências registradas só trazem prejuízos aos próprios pacientes.

“Todo o prejuízo é do segurado. Quando é registrada uma falta, o horário que o paciente agendou para o atendimento é perdido, gerando assim um acúmulo das pessoas que poderiam ser atendidas mais rapidamente e não são”, explica.

Bianco diz ainda que, pela obrigatoriedade da documentação para a realização do atendimento, é impossível atender os pacientes que, por ventura, estejam com atendimento de urgência no momento em que uma falta acontece.

Um dos principais motivos das faltas apontados pela gerente é o tempo existente entre o momento em que o assegurado marca a consulta e o atendimento, que leva no máximo 30 dias.

“Os pacientes acabam esquecendo das consultas, que muitas vezes são agendadas por terceiros e não pelo próprio segurado. Os intermediários marcam a consulta na expectativa de efetivar um contrato, que não se concretiza e gera a falta. Também registramos ausência daqueles que marcam vários horários em várias agências, mas não conseguem chegar a tempo em nenhuma delas”, explica.

Para que esses horários não sejam perdidos, Bianco lembra da importância do segurado realizar corretamente sua parte no agendamento das consultas. “É importante que, além de não contratar intermediários para realizar o agendamento, o paciente passe seu telefone corretamente e confirme o horário e local de sua consulta”, ressalta. Os pacientes que não puderem comparecer às suas consultas podem realizar o cancelamento ou o adiamento de seus horários através do telefone 135.