208 anos da emancipação de Antonina

A cidade de Antonina completa hoje 208 anos de emancipação política. A história da cidade teve início há 357 anos, quando foram concedidas (1648) as primeiras sesmarias na enseada de Guarapirocaba (antigo nome da região), mais precisamente na foz do Rio Curitibaíba. Mas oficialmente a cidade só foi fundada em 1714.

No começo do século 18, destacava-se na região o sítio da Graciosa (atual sede do município), de onde eram coordenados os trabalhos de mineração e agricultura. Situada na baía que leva o mesmo nome, na parte em que o mar mais avança dentro do continente, ganhou um porto que chegou a ser o quarto mais importante do País em volume de movimentação de carga. Foi neste período (início do século 19) que a cidade cresceu rapidamente, ganhando belos prédios, um teatro e um lugar de destaque no cenário político e econômico do Estado.

Hoje segue seu caminho de desenvolvimento e consegue conviver em harmonia com os vestígios do seu passado, preservando sua natureza exuberante através dos avançados conceitos de ecologia e os desafios do presente. Porto moderno e inteligente, que recebe navios de bandeiras de vários países, se mescla na paisagem com as velhas embarcações de ubá – canoa de um pau – só utilizadas por pescadores artesanais.

Voltar ao topo