Paraná volta a ser o maior produtor de grãos do Brasil

De acordo com o 8.º levantamento da Safra 2005/06 de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), referente ao mês de julho, o Paraná vai produzir 24,76 milhões de toneladas de grãos. Com isso, o Estado voltará a ser o primeiro produtor de grãos do País, com uma colheita total de 119,38 milhões de toneladas, superando o Mato Grosso – estado que ficou com a liderança na safra passada. Segundo dados da Conab, o Paraná vai produzir 10% a mais de grãos nesta safra, enquanto a produção do Mato Grosso ficou 13% menor.

De acordo com o levantamento da Conab, o Paraná, na safra 2005/06, continuará a ser o maior produtor de milho, trigo, feijão e aveia, responderá por 26% da produção nacional de milho, 58% da safra de trigo, 20% do total de feijão colhido e 76% da aveia produzida no Brasil. O Paraná será o segundo produtor de soja, com 18% da produção brasileira, e o segundo Estado que mais produz cevada, respondendo por 42% da produção nacional.

Nesta quarta-feira (26), em Curitiba, o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, destacou que apesar do terceiro ano consecutivo de estiagem, dos baixos preços em decorrência da desvalorização do dólar, o Paraná é o primeiro produtor de grãos do País.

?Vários fatores levam o Paraná a ocupar essa posição no ranking nacional entre os Estados que mais produzem grãos do Brasil. Nossos produtores, cada vez mais, destacam-se pelo seu profissionalismo. Além disso, nossa agricultura é fortalecida pela diversificação de culturas. O avanço na pesquisa, os trabalhos desenvolvidos pela assistência técnica e extensão rural, bem como, as várias ações do Governo do Estado no setor contribuem para que o Paraná conquiste a posição de maior produtor brasileiro de grãos?, disse.

Já o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, Paulo Roberto Meira, informou que a situação causada pela estiagem poderia estar mais agravada se os agricultores do Estado não fizessem o manejo adequado de solo e água em suas propriedades, além do uso das tecnologias corretas. ?O plantio direto na palha, a conservação de solos, a proteção das fontes de água e matas ciliares, o uso de sementes adequadas, a aplicação de defensivos com orientação técnica, a obediência ao zoneamento agrícola, os cuidados no momento de colher e durante o armazenamento, a busca do melhor momento para a comercialização, entre outras ações, possibilitam que, apesar dos reflexos da seca, o Paraná seja o maior produtor de grãos?, comentou. Meira ainda informou que, na primeira semana de agosto, a Secretaria divulgará a nova Previsão de Safra Subjetiva (PSS), referente ao mês de julho.

Voltar ao topo