Paraná vai ganhar dois centros de tecnologia

O Paraná vai implantar dois TecnoCentros ? centros tecnológicos especializados no desenvolvimento de empresas nas áreas de tecnologias da informação e comunicação. Uma unidade ficará em Curitiba e a outra em Londrina. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ramiro Wahrhaftig. O investimento será de R$ 10 milhões.
Parte dos recursos foi aprovada esta semana pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. “Junto a esse apoio do Governo Federal, estaremos adicionando recursos do Governo do Estado e da prefeitura de Londrina, o que garantirá mais uma importante ferramenta para que o Paraná se consolide como segundo pólo de software e de telecomunicações”.
Os recursos do governo estadual serão provenientes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), via Fundo Paraná. “O objetivo é atender ao crescente nicho mundial de indústrias das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), segmento que engloba a internet, telecomunicações, programas de computador e sistemas digitais”, explicou Wahrhaftig.
Em Curitiba, o novo centro tecnológico terá 14 mil metros quadrados e abrigará laboratórios, a sede da Rede TIC Paraná, a Universidade Eletrônica do Brasil, o Centro de Capacitação dos Professores da Prefeitura de Curitiba, um setor de pesquisa da Siemens, além de incubadoras e pré-incubadoras para a Universidade Federal do Paraná, Cefet, Pontifícia Universidade Católica e Fundação Getúlio Vargas. O empreendimento, a ser administrado pela Rede TIC Paraná, será do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Pólo – Segundo Wahrhaftig, o Paraná detém hoje o segundo pólo de tecnologia da informação do Brasil, com um faturamento anual de cerca de R$ 2,5 bilhões. “É uma área de fundamental importância, pois as tecnologias de informação e comunicação, em particular o software, são um dos principais insumos de competitividade empresarial da atualidade”, disse. “São as TICs a grande ferramenta de democratização do conhecimento, da formação e da transparência governamental.”
Inicialmente, o TecnoCentro Curitiba terá 3 mil metros quadrados. A sede já está surgindo com os serviços de reformas do antigo depósito de medicamentos da Secretaria da Saúde, localizado na avenida Lotário Meisser, 102, no Jardim Botânico. Quando concluído, também ajudará na formação de recursos humanos especializados na criação de empresas e postos de trabalho qualificados, e na melhoria da produtividade das economias regionais do Paraná.

Voltar ao topo