Paraná terá mestrado em processos biotecnológicos

As Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Saúde firmaram convênio com o Instituto de Tecnologia do Paraná ? Tecpar, a Universidade Federal do Paraná e Instituto de Biologia Molecular do Paraná – IBMP/Fiocruz para execução do programa de capacitação nas Áreas Científica e Tecnológica em nível de pós-graduação em ?Processos Biotecnológicos?.

O programa prevê a realização de um curso de mestrado em ?Saúde Humana e Animal? e tem como objetivo qualificar servidores efetivos do Laboratório Central do Estado – Lacen, do Centro de Produção e Pesquisa Imunobiológicos (CPPI), do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná ? Hemepar e do Tecpar. Também atende às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O processo de seleção dos alunos será o mesmo adotado pela pós-graduação da Universidade Federal do Paraná.

Além da formação de pesquisadores e integração dos órgãos envolvidos, o programa prevê ainda o desenvolvimento de tecnologias de produtos e processos inovadores na área da saúde. ?Esta é mais uma demonstração de integração das políticas públicas adotadas pelo Governo Roberto Requião. Representa também uma articulação entre a universidade, o Estado e a sociedade?, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi.

Com a capacitação dos profissionais, a população passará a contar com mais qualidade nos serviços ofertados pelos órgãos envolvidos, disse o secretário da Saúde Cláudio Xavier. ?O Governo do Paraná continua investindo na capacitação dos seus funcionários, valorizando o servidor público?, destacou.

Segundo o Diretor do CPPI, Rubens Gusso, ?ganham os servidores e a população a partir da melhoria de qualidade de serviços como o controle da infecção hospitalar, a produção do soro contra a picada da aranha marrom, a preparação do sangue utilizado em transfusões, bem como dos diagnósticos contra a raiva humana, a hanseníase e a doença de chagas?.

Voltar ao topo