Paraná terá centro de referência para atender deficientes físicos

O Paraná vai ganhar um Centro de Referência de Assistência à Pessoa Portadora de Deficiência Física. A unidade irá funcionar nas dependências do atual Centro Regional de Especialidades da Barão do Rio Branco (CRE-Barão), em Curitiba. As obras de reforma do prédio já começaram e a primeira etapa – das três previstas – será concluída em janeiro de 2003. No total, o Governo do Estado investe R$ 3 milhões no projeto.
O Centro de Referência vai ampliar o atendimento às pessoas portadoras de deficiência, serviço realizado hoje pelo Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente (Craid), que funciona na rua do Rosário, em Curitiba. “Vamos poder atender aproximadamente mais 200 pacientes por dia”, explica a diretora do Craid, Wandy Tânia Etchebere.
Criado em 1986 pela Secretaria Estadual da Saúde, o Craid realiza uma média de 7.500 atendimentos mensais. Ele oferece assistência integral ao portador de deficiências de zero a 18 anos, visando sua integração social e reabilitação. “Com a implantação do Centro de Referência também vamos estender o atendimento a maiores de 18 anos”, acrescenta Wandy.
“Hoje um jovem paranaense que sofre um acidente e lesiona a coluna não conta com nenhum local completo no Estado para a sua reabilitação. O Centro de Referência vai preencher essa lacuna bem como aumentar consideravelmente o atendimento disponibilizado hoje”, comenta o secretário da Saúde do Paraná, Luiz Carlos Sobania.

Voltar ao topo