Paraná tem maior número de focos de ferrugem asiática

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está com o alerta acionado devido a novos focos de ferrugem asiática, uma doença provocada por um fungo que ataca a soja. Um estudo divulgado no final de dezembro pelo grupo Consórcio Anti-ferrugem, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, identificou 253 focos da praga no Brasil.

O levantamento apontou a ocorrência da ferrugem asiática em dez estados brasileiros e 81 municípios. Mas o Consórcio Anti-Ferrugem acaba de confirmar mais dois focos da praga em municípios do Tocantins e um de Rondônia, o que eleva o número de dez para doze estados brasileiros com a presença da doença. Desse total, apenas 27 focos são de lavouras comerciais e o restante foi em lavouras de unidades de alerta ou soja voluntária, plantadas precocemente para detectar a presença do fungo na região.

Apesar da descoberta de novos focos, o Paraná continua sendo o estado que mais concentra o número de focos da ferrugem asiática. Segundo a Embrapa Soja, a doença já se espalha em lavouras de 31 municípios e 31 focos em lavouras-teste paranaenses. O alerta para prevenão da doença é que os produtores intensifiquem o monitoramento da doença e busquem atualizaão sobre os focos da ferrugem. O controle precoce do fungo e a identificaão correta da doença evitam as perdas das safras.

Confira a relação de municípios e como combater a ferrugem asiática no site

www.cnpso.embrapa.br. 

Voltar ao topo