Paraná lança livro didático público em 2005

Os professores da rede pública estadual serão os responsáveis pela produção do Livro Didático Público e pelo material de apoio para o ensino médio a partir de 2005. Os interessados em participar do projeto poderão se inscrever até o dia 15 de janeiro.

A Secretaria de Estado da Educação irá selecionar cinco professores do quadro próprio para cada uma das 12 disciplinas de tradição curricular. Também serão selecionados professores universitários, que atuarão como consultores na elaboração do livro.

O projeto foi idealizado pelo Departamento de Ensino Médio, que quer suprir uma demanda histórica de materiais didáticos de qualidade, com adequação pedagógica às diretrizes estaduais da educação pública.

A construção do livro em formato de "Folhas" foi idealizada para inspirar os alunos a participarem ainda mais das aulas. "O Livro Didático Público orienta-se pela não passividade do aluno diante do material didático, envolvendo-o durante todo o processo de estudo, em atividades de pesquisa e reflexão”, disse a chefe de departamento do Ensino Médio do Estado, Mary Lane Hutner.

A previsão é que até o primeiro semestre de 2005 os livros estejam prontos para publicação. A distribuição deve ser feita a partir do segundo semestre.

Inscrições

Podem se inscrever os professores do quadro próprio do Estado que tenham disponibilidade para viagens e que possam se dedicar exclusivamente ao projeto durante um período de seis meses.

Os interessados devem ainda ter especialização na área de Educação ou na disciplina que se inscreverem, dois anos de experiência em sala de aula com o ensino médio, a partir de 2001, e devem ter acesso à Internet.

Já os consultores serão contratados pelas instituições de ensino superior do Estado por um período de seis meses. Eles também devem ter experiência em educação no ensino médio e público, assim como devem ter produção acadêmica.

A documentação necessária para inscrição no projeto de Livro Didático Público e todas as informações necessárias para participar do projeto estão no portal dia-a-dia educação:

www.dia-a-diaeducacao.pr.gov.br 

Voltar ao topo