Paraná ganha ouro e prata no futsal, volei e atletismo em Brasília

Os atletas do Paraná tiveram um bom desempenho na modalidade de atletismo nas Olimpíadas Universitárias em Brasília com a conquista de 10 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e três de bronze. O primeiro ouro veio logo na primeira prova a ser disputada, a marcha atlética com Samir César Sabadin da Universidade Dom Bosco de Curitiba.

O segundo ouro foi com o atleta Elton Ricardo de Oliveira Costa da Universidade Estadual de Maringá, nos 110 metros com barreiras. Outro ouro foi no salto triplo masculino com Alessandro Bonfin da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). Nesta prova do salto triplo, Alessandro, bateu o recorde das Olimpíadas Universitárias com um salto de 15m26.

Foram quatro medalhas de prata com Nelson Bonfim da Fafipa de Paranavaí no lançamento do martelo, também da Fafipa, Alessandro Bonfin ficou com a prata no salto em distância. Nos 400 metros com barreiras, Elton Ricardo da UEM ficou com mais uma prata, e no salto com vara feminino, a curitibana Karen Fabiola Herman da Universidade Federal ficou com mais uma prata.

Rodrigo Schodoliak Lima da Faculdade Guairacá de Guarapuava conquistou dois bronzes, nos 5 mil e 10 mil metros. O terceiro bronze no lançamento de martelo para João Carlos Martins Bressan da Fafipa de Paranavaí.

Para o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro, a participação da equipe de atletismos nas Olimpíadas Universitárias em Brasília foi muito boa. Além das 10 medalhas, o Paraná conseguiu com outros atletas bons resultados. ?Nós temos o Alessandro Bonfin no salto triplo que tem as maiores condições de representar o Brasil na Tailândia nas Universiades, ele terá de seis a sete meses para alcançar o índice?, disse Lester.

O dirigente comentou também do nadador Leonardo Sumida, que conquistou em Brasília quatro medalhas, sendo ouro nos 100 costas, prata nos 50 costas, bronze nos 200 costas e com o revezamento. ?Este jovem é outro grande talento que também tem condições de representar o Brasil na Tailândia, nos 200 metros costas, ele é filho de Jaime Sumidam, ex corredor do Colégio Militar de Curitiba nos 100 metros rasos, podemos ver que o filho segue os passos do pai?, concluiu Lester Pinheiro.

Londrina venceu no futsal

A equipe londrinense de futsal feminino da Unopar conquistou a medalha de ouro no futsal feminino, ao vencer da decisão e UNIP, de São Paulo, pelo placar de 4 x 3 nas Olimpíadas Universitárias em Brasília.Um jogo difícil, pois as paulistas chegaram na final invictas e as paranaenses já tinham sofrido uma derrota, mas mesmo assim a equipe da técnica Vanda Sanches não decepcionou e enfrentou a UNIP em igualdade.

O Paraná abriu o placar com a artilheira da competição, Nana aos seis minutos. O gol de empate de São Paulo, veio aos 11 minutos, depois de um bate e rebate na área Eliane acabou marcando contra. Mas 45 segundos após a estrela de Nana volta a brilhar e marca o segundo gol de Londrina. As paulistas tentaram o empate e no contra ataque Mara marcou o terceiro das paranaenses aos 17 minutos. Um minuto para o final, Cilene vez o segundo gol de São Paulo.

Na etapa final, as paulistas começaram com muita pressão sobre a Unopar, e aos quatro minutos Silvana marcou o terceiro gol da UNIP empatando o jogo. As duas técnicas orientavam a todo o momento suas atletas, para defender e buscar o ataque. Aos 14 minutos a técnica da Unopar, Vanda Sanches, solicitou tempo, e pediu para que fossem em busca do gol, e logo que retornaram, 10 segundos após, Eliane escapa pela esquerda e chuta forte, sem chances para a goleira Januária, marcando assim o gol da vitória e do titulo. Placar final, Unopar (Londrina ? PR) 4 x 3 UNIP (São Paulão ? SP). ?Ass meninas estão de parabéns, foi cansativo, equilibrado, mas conseguimos chegar ao titulo, para a nossa Universidade, para o Paraná, agora é só comemorar?, disse feliz a técnica de Londrina Vanda Sanches.

A Unopar além da medalha de ouro teve ainda a artilheira da competição com nove gols, Nana ao lado da paulista Silvana. A goleira menos vazada foi Néia, da Unopar, com cinco gols sofridos em seis jogos.

A Unopar da técnica Vanda Sanches que contou com o auxiliar Helinho, conquistou o titulo com Néia, Nana, Paula, Eliane, Vivia, Letícia, Mariana, Patrícia, Lílian, Mara e Glau. O Unip da técnica Maria Cistina Oliveira jogou com Janurária, Midori, Flávia, Beatriz, Kelly, Cilene, Silvana, Daniela, Juliana e Priscila. A arbitragem foi de Ana Meira (BA) e Jaqueline Cammarotta (DF). O terceiro lugar ficou com a Esmac do Pará que venceu a UCB do Rio de Janeiro pelo placar de 1 x 0

Tuiuti fica com a medalha de prata no voleibol feminino

As equipes da Tuiuti de Curitiba e Upis de Brasília decidiram, neste sábado (29) o voleibol feminino das Olimpíadas Universitárias em Brasília. As duas equipes já haviam se enfrentado na primeira fase quando as brasilienses venceram por 3 x 1, e na final novamente a vitória por 3 x 1 (18×25 ? 25×21 ? 25×15 ? 25×20).

O primeiro set foi todo do Paraná, a equipe estava com mais pegada em quadra e venceu por 25 x 18. O segundo set foi o mais equilibrado, até o vigésimo ponto o placar estava igual, foi aí que Brasília abriu para vencer por 25 x 21. No terceiro set as paranaenses não se encontraram em quadra e foram dominadas pela Upis que venceram por 25 x 15. No quarto set a equipe de Brasília chegou a abrir uma vantagem de seis pontos, 8 x 2, mas as paranaenses reagiram e chegaram a virara para 12 x 10. Mas com o comando de Anga na quadra, melhor jogadora da competição, a equipe de Brasília voltou a jogar melhor para vencer por 25 x 20, e ficar com a medalha de ouro.

?Foi um bom resultado esta segunda posição, tivemos pela frente uma equipe forte, com duas jogadoras de alto nível que fizeram a diferença, mas a campanha de nossa equipe foi boa?, disse o técnico da Tuiuti Gerson de Oliveira Amorin, o Gersinho. Quando se referiu as atletas que se destacaram, ele falou a Anga e Michele que disputam o circuito nacional de voleibol de areia. O terceiro lugar ficou com a Unip de São Paulo que venceu a FBU do Rio de Janeiro por 3 x 1 (10×25 ? 25×22 ? 25×22 ? 25×17).

Voltar ao topo