Paraná fortalece Conselho Estadual do Trabalho

A qualificação profissional do jovem e a promoção de arranjos produtivos de economias solidárias foram os principais assuntos discutidos nesta terça-feira em uma reunião com o governador Roberto Requião, o delegado regional do trabalho Geraldo Seratiuk e secretários de Estado, no Palácio Iguaçu.

"Esta reunião foi uma manifestação clara da preocupação do governo do Estado com essas questões", disse o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann.

Entre as decisões tomadas pelo governador Roberto Requião está o fortalecimento do Conselho Estadual do Trabalho, que passa a ter representantes da Secretaria do Planejamento, Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Agência de Fomento do Paraná, aproximando as políticas de emprego e de renda.

Também ficou decidida a realização de um projeto de qualificação do jovem para o mercado de trabalho, com o aproveitamento da estrutura da Secretaria de Educação.

Segundo informações do delegado regional do trabalho, há condições para a colocação imediata de 100 mil jovens no mercado de trabalho. "Há poucas entidades promovendo esse tipo de formação para o jovem", disse Seratiuk. Para o secretário da Educação Maurício Requião, "este projeto seria ainda um estímulo para os alunos completarem o ensino médio".

Economia solidária

A promoção de economias solidárias vai ser discutida entre representantes da Secretaria do Planejamento, do BRDE e a Delegacia Regional do Trabalho. Segundo Padre Roque, há atualmente 102 grupos organizados no Estado, em fase de implantação. "Estamos lutando contra a exclusão social e pela inserção do jovem no mercado de trabalho", disse o secretário.

Para o delegado regional do trabalho, estas ações efetivas implantadas ano Paraná irão adequar as decisões de governo ao modelo de crescimento desejado. "Vamos realizar arranjos produtivos no mundo dos trabalhadores, de economia solidária, em áreas como a reciclagem do lixo, vestuário e alimentos", destacou o delegado do trabalho.

Também participaram da reunião os secretários de Estado do Planejamento, Reinhold Stephanes, de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, o diretor presidente da Agência de Fomento do Paraná, Antônio Rycheta Arten, o vice presidente do BRDE, Carlos Marés, e o diretor financeiro do banco, Amadeu Geara.

Voltar ao topo