Paraná foi o maior produtor de trigo do país na safra 2005

Líder na produção de grãos do país, com 23,81 milhões de toneladas, o Paraná se destaca pela qualidade de suas culturas. Apesar das condições climáticas desfavoráveis, pelo terceiro ano consecutivo, o Estado continua sendo o maior produtor nacional de milho, trigo, e de feijão.

Estas mesmas culturas também se destacaram na safra passada, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta sexta-feira (30).

A produção de trigo, que para este ano está estimada em 1,79 milhão de toneladas, foi de 2,79 milhões de toneladas em 2005. O Paraná, com aproximadamente 35 mil produtores, foi responsável no ano passado por 59% da safra nacional, e junto com o Rio Grande do Sul respondeu por 90% de todo o trigo colhido no país.

Entre os dez maiores municípios produtores de trigo da Região Sul, segundo o IBGE, nove foram do Paraná, sendo que Assis Chateaubriand, na região oeste ficou no topo do ranking. Na safra passada colheu 96 mil toneladas, 3,4% do total estadual.

Na lista do Instituto como maiores produtores de trigo em 2005, estão: Assis Chateubriand, Tibagi, Palmeira das Missões (RS), Cornélio Procópio, Toledo, Londrina, Cambé, Assaí, Palotina e Santa Mariana.

A produtividade média do trigo paranaense, na última safra, foi de 2,1 mil kg/hectare, contra 1,8 mil kg/hectare do trigo gaúcho. De acordo com o Otmar Hubner, engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, responsável pelo acompanhamento da cultura no Estado, as boas condições de solo, aliados à tecnologia adotada pelos produtores, favorecem uma produção de qualidade. ?Historicamente a produtividade média do Paraná é sempre maior que a do Rio Grande do Sul, bem como, no território paranaense, sempre se destaca o município de Assis Chateaubriand?, explicou Otmar.

Apesar de Assis Chateaubriand tradicionalmente liderar o ranking nacional e estadual, a região norte é a maior do Estado em produção, com 29%, seguida da região oeste, com 27% e região sul, com 19%.

O Paraná consome um milhão de toneladas de todo o trigo que produz. O restante exporta para outros Estados. Enquanto o Rio Grande do Sul planta basicamente ?trigo soft?, usado mais na fabricação de massas e biscoitos, o Paraná investe mais na produção do ?trigo pão?.

Safra 2006

O Paraná deverá cultivar 897,8 mil hectares de trigo. Esta área é 29,7% menor que a cultivada em 2005. Segundo o Deral, Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, a falta de chuvas regulares dificultou a semeadura, a germinação e o desenvolvimento do trigo da safra atual. Até o dia 19 de junho 85,1% da área estava semeada. Nesta época do ano passado, 91% da área estava plantada.

Voltar ao topo