Palavrões em conversa de Bush com Blair “vazam” em reunião do G-8

Não era para ser ouvido. Um bate-papo privado na hora do almoço entre líderes mundiais foi captado por um microfone e o que se ouviu não foram só assuntos importantes mas também banalidades – incluindo palavrões do presidente George W.Bush a propósito dos ataques do Hezbollah contra Israel.

Em conversa com o primeiro-ministro Tony Blair, da Grã-Bretanha, durante almoço de encerramento da reunião de cúpula do Grupo dos Oito (G-8, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia), Bush falou da sua frustração com as Nações Unidas e indignação com o grupo militante islâmico e seus defensores na Síria.

"O irônico é que eles precisam conseguir que a Síria faça o Hezbollah parar com essa merda, e aí acaba", dizia Bush a Tony Blair.

Bush comentava com Blair sua conversa com o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, em visita aos líderes reunidos em São Petersburgo. Bush teria dito a Annan para telefonar ao presidente sírio Bashar Assad para "fazer alguma coisa acontecer". Bush sugeriu que a Secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, poderia em breve visitar a região.

Os comentários ao vivo do presidente foram ouvidos quando os líderes posavam para uma foto durante o almoço. Ninguém percebeu que o microfone estava ligado. Bush conversou também com outros líderes, comentando desde assuntos sérios, como a escalada da violência no Oriente Médio, até banalidades, como sua preferência por Coca-Cola diet e o presente que havia recebido.

Blair, cujas observações não foram ouvidas com nitidez, parecia estar insistindo com Bush quanto ao envio de uma força internacional de manutenção da paz para a região. Ao falar com o presidente russo Vladimir Putin, Bush ficou surpreso que Putin e um outro líder levariam oito horas para chegar à capital russa, o mesmo tempo de vôo de Bush para Washington. A resposta de Putin não foi captada.

"Oito horas? Eu também. A Rússia é um grande país, vocês estão em um grande país. É preciso oito horas para voltar para casa. Não, Coca-Cola, não. Coca diet… A Rússia é grande e a China também. E você, Blair, o que vai fazer? Vai embora," comentou Bush.

Bush agradeceu pelo suéter que recebeu de Blair e gracejou, dizendo que sabia que ele escolhera pessoalmente o presente. "Certamente", respondeu Blair, com uma gargalhada. Bush, que é maníaco por horários, comentou também: "Vamos agilizar um pouco as coisas. Preciso sair às 2h15. Querem que eu saia para liberar as forças de segurança". Bush disse ainda que alguns oradores no encontro falavam demais.

Voltar ao topo