País caminha para déficit em conta corrente de 2% a 2,5% do PIB

O chefe do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central, Altamir Lopes, disse há pouco que o País caminha para ter, no médio prazo, um déficit anual em conta corrente de 2% a 2,5% do PIB. Segundo ele, esta situação é normal em países em desenvolvimento que necessitam de poupança externa para financiar seu crescimento econômico.

Ele destacou, também, que um déficit em conta corrente desta magnitude poderia ser financiado "tranqüilamente" pelo País. "O que não podemos é ter déficit em conta corrente de 5% do PIB", afirmou Altamir.

Exportações – Ele informou, também, que o BC trabalha, para este ano, com uma previsão de crescimento de 5% das exportações do País. Ele seria mais influenciado pela quantidade de produtos exportados do que pela variação de seus preços."Estamos trabalhando com uma previsão conservadora para os preços", observou Lopes, lembrando que, em 2005, o crescimento das exportações foi mais influenciado pelos preços do que pelo volume.

Para as importações, o chefe do Depec disse que o BC trabalha com uma projeção de aumento de 21%. Este aumento, segundo ele, seria bastante influenciado por uma expansão maior do PIB neste ano. O BC vem trabalhando, desde o fim do ano passado, com uma estimativa de crescimento do PIB para este ano de 4%.

Voltar ao topo