Operadores devem cumprir lei

O Superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA -, Eduardo Requião, solicitou ao Prefeito de Paranaguá e aos vereadores do Muncípio, para que façam cumprir a lei, criada há cerca de oito anos, que obriga todos os operadores e proprietários de cargas, a construírem seus próprios pátios de estacionamento de caminhões.

A medida, segundo o dirigente, evitaria filas ao longo da BR-277, como tem acontecido anualmente, devido a ?incompetência e ganância? dos proprietários das cargas, que  não querem fazer investimentos no setor, repassando à APPA a responsabilidade pelas filas e congestionamentos.

Na última segunda-feira, a fila de caminhões que transportam a chamada ?safrinha? de milho, foi atípica e, segundo Requião, teve objetivo escuso, num boicote claro à Ordem de Serviço n.º 143/2003, que regulamenta as operações no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, incluíndo o Pátio de Triagem de Caminhões.

De acordo com  a ordem de serviço, a programação da vinda de caminhões deve estar em sintonia com a programação dos navios que embarcarão a carga, com previsão de até 15 dias de antecedência da data prevista para a atracação, como forma de evitar as filas e a permanência prolongada dos caminhões no Pátio e dos navios que ficam esperando ao ?largo?. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo