Operadoras de telefonia fixa deverão instalar 5.489 postos no país

As operadoras de telefonia fixa do país deverão instalar 5.489 postos de atendimento pessoal até o final de 2005. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) assinou nesta terça-feira Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Brasil Telecom, Telefônica e Telemar que garante a instalação dos postos para oferecer pelo menos cinco serviços básicos aos assinantes: atendimento sobre contestações de débitos, emissão de segunda via de contas, solicitação de reparos, religação de linhas e atualização de cadastros.

Após a privatização das companhias telefônicas, a população passou a ser atendida, na maioria das vezes, por serviços informatizados via internet e pelos call center. A exigência da abertura de postos de atendimento pessoal estava previstas nos contratos de concessão, mas mas não era cumprida pelas operadoras. Por conta disso, a Anatel chegou a aplicar mais de R$ 20 milhões em multas.

"Mesmo assim, as empresas pagavam as multas e continuavam sem prestar o serviço. Isso não levava a nada porque o que o cidadão quer é a prestação de um bom atendimento", justificou o presidente da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araújo.

Para os representantes das operadoras, o fechamento dos postos não foi um bom negócio para as empresas. Segundo a presidente da Brasil Telecom, Carla Cico, "o Termo de Conduta vem ao encontro da política de satisfação dos clientes da empresa, que já havia começado a reabrir as lojas desde o início deste ano". Já o presidente da Telefônica/Telesp, diz que "a reabertura das lojas representa uma modernização das relações com os clientes, pois a grande maioria demonstrou insatisfação com os atendimentos informatizados ou através dos call center".

A assinatura do TAC pelas três empresas, que cobrem 100% do território nacional, será feita de forma gradual até o final do ano e deverá atender os municípios que tenham pelo menos 700 linhas telefônicas fixas particulares individuais ou comerciais. As cidades menores deverão contar com postos itinerantes que funcionarão pelo menos uma vez por semana.

Voltar ao topo