Operação Toupeira da PF prende quadrilha especializada em assaltar bancos

Brasília – A Polícia Federal prendeu hoje 28 supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). O grupo é responsável pelo assalto ao Banco Central em Fortaleza, em agosto do ano passado. A Operação Toupeira ainda cumpre diligências em dez estados para prender outros criminosos investigados.

De acordo com nota da PF, os criminosos faziam parte de quadrilha especializada em assaltos a bancos e a empresas de segurança bancária. O grupo tinha como prática a escavação de túneis (semelhante à prática da toupeira, um mamífero que vive embaixo da terra) para a invasão de caixas-fortes de bancos.

Os criminosos foram presos em flagrante no momento em que escavavam um túnel em direção a dois bancos de Porto Alegre. O túnel começava sob um prédio alugado pelos criminosos e estava planejado para ter 85 metros.

No assalto ao Banco Central em Fortaleza foram levados R$ 164 milhões por um túnel escavado a partir de uma casa do outro lado da rua. O túnel tinha 80 metros de extensão, era revestido de madeira e lona plástica, com iluminação elétrica e ligava uma residência à caixa-forte do banco.

O piso da casa forte que foi perfurado tinha a espessura de 1,10 metro, feito de ferro e revestido de concreto. Dentro do cofre havia sensores de movimento e câmeras de vigilância que não dispararam.

O roubo foi descoberto quando funcionários chegaram para o trabalho depois do fim de semana.

Voltar ao topo