Operação Catuaba da PF prende 8 no Piauí

Uma operação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público prendeu oito pessoas no Piauí. O objetivo da Operação Catuaba é apreender sonegadores fiscais no setor de bebidas em todo o Norte e Nordeste. A maioria dos presos é funcionário da Secretaria Estadual de Fazenda. Em Teresina foram presos Gonçalo Ferreira de Carvalho, Gilvan de Resende Alves, Iolanda Pereira Figueiredo e o empresário Antônio Neto de Lucena. Em Campo Maior a 84 quilômetros ao norte de Teresina, foram presos Edmundo Gomes de Oliveira, Jessé Rodrigues de Sousa e Walter Machado. Em Parnaíba, a 355 quilômetros ao norte de Teresina, foi preso Goethe Castilho Machado.

Eles foram enquadrados no artigo 288 do Código Penal e na Lei Nº 8.137/90, crime contra a ordem tributária, envolvimento com organização criminosa voltada para sonegação de tributos, ocultação de receitas e bens, mediante utilização de empresas laranjas.

Os presos estão sendo encaminhados para uma ala especial na Casa do Albergado, onde ficarão incomunicáveis com outros setores da prisão. O secretário de Fazenda do Estado, Antônio de Sousa Neto, divulgou uma nota oficial informando que estava exonerando os servidores presos pela Polícia Federal.

O superintendente da Polícia Federal, Augusto César Serra Pinto, autorizou a liberação de nota à imprensa com a natureza da prisão e os nomes dos presos, recolhidos ao Departamento de Polícia Federal. A prisão é temporária por cinco dias para subsidiar e instruir o inquérito.

Voltar ao topo