Obras na Linha Verde, em Curitiba, devem gerar mais de 2 mil empregos

As obras no primeiro trecho da Linha Verde, autorizadas na segunda-feira pelo prefeito Beto Richa, criarão no mínimo 2.300 empregos durante os 15 meses previstos para a conclusão do serviço na antiga BR 116, que será transformada em uma grande avenida.

Para fazer a obra do Pinheirinho até as imediações do viaduto da BR 277, no bairro Jardim Botânico serão necessários pelo menos 550 trabalhadores. Além dos empregos diretos, outros 1750 indiretos serão criados durante a obra. Os consórcios que farão o serviço começam a contratar os profissionais, a maioria de Curitiba e de outras cidades do Paraná.

Os números previstos pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), encarregada do Programa de Transporte Urbano, do qual fazem parte as obras da Linha Verde, e confirmados pelas empresas que farão as obras, podem variar e ser ainda maiores de acordo com as etapas do serviço, pois algumas fases exigem mais mão-de-obra.

O consórcio vencedor da licitação internacional para o primeiro lote das obras – do Terminal Pinheirinho à avenida Santa Bernadethe – formado pelas empresas Delta, do Rio de Janeiro, e Redram, de Curitiba, prepara-se para começar a contratar profissionais para a construção civil como motoristas, operadores de máquinas, pedreiros e carpinteiros. Segundo o engenheiro da Delta, Marcos Costa, para cada emprego direto criado surgirão outros quatro indiretos.

Os que trabalharão no segundo lote, que começa depois do Binário Santa Bernadethe e vai até o bairro Jardim Botânico, próximo à Universidade Federal do Paraná, começam a ser contratados imediatamente. Além dos profissionais da construção civil, obras deste porte exigem a contratação de médicos do trabalho, engenheiros de produção, laboratoristas, e até engenheiros de meio ambiente.

A Linha Verde é a maior obra prevista no Programa de Transporte Urbano, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os serviços que começam agora representam 55% do total da Linha Verde que futuramente se estenderá até o Atuba, ao norte de Curitiba.

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