Obras da rodovia Transbrasiliana devem ficar prontas em abril

As obras da BR-153, a rodovia Transbrasiliana, na região de São José do Rio Preto, interior paulista, devem ficar prontas até o final do próximo mês. A estimativa é do coordenador-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Arnaldo Teixeira Marabolim.

A obras na Transbrasiliana, nos 32 quilômetros entre as cidades de Bady Bassit e José Bonifácio, na região de São José do Rio Preto, estão sendo realizadas com recursos do Plano Piloto de Investimentos (PPI), coordenado pela Casa Civil e os ministérios do Planejamento e da Fazenda. Já foram gastos na recuperação do trecho R$ 19 milhões. A previsão é de que até o final das obras, em abril, o total investido seja de R$ 20 milhões.

A estrada está recebendo restauração do asfalto, novo acostamento e terceira faixa. A BR-153, que se estende de Aceguá (RS) a Marabá (PA), é, segundo o Dnit, o segundo mais importante corredor rodoviário de ligação das regiões Norte e Nordeste com a região Sul do país. A rodovia é a única a fazer o trajeto pelo interior do Brasil. As outras opções são a BR-101 e a BR-116, que fazem o percurso pelo litoral.

Segundo Arnaldo Marabolim, coordenador do Dnit, o trecho de São José do Rio Preto foi selecionado para receber as obras do PPI devido a seu perfil de tráfego. Segundo ele, a morosidade do trânsito, quantidade de acidentes e de mortes na pista foi determinante para a escolha.

"Esse trecho é o de maior densidade de tráfego da rodovia em São Paulo e já não comportava esse volume. Além do transporte de carga, você tem também o transporte de veículo leve, da população que mora no entorno de São José do Rio Preto e trabalha na cidade. Essa característica pendular dessa população acaba por determinar o aumento do tráfego", diz. De acordo com ele, a obra tem a intenção de acomodar o trânsito e dar maior segurança aos motoristas.

A Transbrasiliana é utilizada hoje principalmente para o transporte de produtos agrícolas, principalmente cereais, dos estados de São Paulo e Paraná destinados às regiões Norte e Nordeste. O trecho de São José do Rio Preto é um dos mais movimentados da rodovia no estado paulista. Além dos veículos de carga, o fluxo de veículos leves também é grande. O volume médio diário de tráfego varia de 8 mil a 12 mil veículos, sendo mais de 50% de veículos pesados.

Voltar ao topo