O Santos é o novo campeão

O Santos é o campeão brasileiro de 2002. A conquista inédita acaba com o jejum de 18 anos sem um título de expressão – o último foi o Campeonato Paulista de 1984. A consagração dos Meninos da Vila veio com a vitória sobre o Corinthians por 3 a 2, neste domingo, no Morumbi.

Robinho, de pênalti, abriu o placar no primeiro tempo, mas Deivid e Anderson  no segundo, viraram a partida. Depois, Elano e Léo garantiram o resultado nos minutos finais. Como tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 0, o jovem time do técnico Emerson Leão pôde fazer a festa da torcida santista.

Não precisou Carlos Eugênio Simon apitar o final da partida para a torcida santista soltar os gritos presos na garganta há 18 anos: “É campeão!”. Cerca de 1,5 mil torcedores assistiam a partida no telão instalado no Ginásio de Esportes Athiê Jorge Curi, dentro da Vila Belmiro.

Ao terminar o jogo esses torcedores foram se juntar às cinco mil pessoas que estavam fora do estádio, iniciando a comemoração da conquista do título de campeão brasileiro de 2002.

O elenco campeão revelou talentos como Diego e Robinho, mas também consagrou jogadores como Renato e Alex. Conheça um pouco mais dos Meninos da Vila:

Fábio Costa, goleiro, 25 anos, natural de Camaçari, tem 1,87 m. Após 4 meses se recuperando de fratura no tornozelo, deu a volta por cima e se destacou nas fases finais com grandes defesas.

Mauro Sérgio Viriato Mendes, Maurinho, lateral-direito, 24 anos e 1,75 m. Descoberto por Juari, um ex-Menino da Vila, no Fernandópolis, sua cidade natal, chegou e agradou.

Aos 23 anos, o zagueiro gaúcho, André Luís Garcia, 1,92 m, provou sua capacidade. Execrado após a queda do Santos no Paulista de 2001, o ´paredão´ destacou-se com atuações firmes.

Alex Rodrigo Dias da Costa, zagueiro, 20 anos e 1,88 m. Estava encostado no clube, até Leão convocá-lo para amistoso. Não só agradou como tornou-se o grande zagueiro do Brasileiro.

Leonardo Lourenço Bastos, o lateral-esquerdo Léo, aos 27 anos e 1,67 m, é o ´pulmão´ do time. A facilidade de driblar e atacar tornou este carioca em uma das armas de Leão.

O volante e capitão, Paulo Almeida Santos, 21 anos, 1,76 m, de Itarantim, mostrou que apesar de muito jovem, sabe impor liderança dentro de campo. A proteção à frente da defesa.

Renato Dirnei Florêncio, 23 anos, 1,77 m. Provou que para atuar como volante não tem de ser brucutu e distribuir pontapés. Jogador técnico, não recebeu nenhum amarelo na competição.

Elano Blumer, meia, 21 anos, 1,74 m. Apesar de aparecer pouco para a torcida, é de vital importância no esquema de Leão. Além de atacar, ajuda bastante no combate no meio-campo.

O meia Diego Ribas da Cunha, aos 17 anos e 1,73 m, desponta como um dos grandes armadores do futebol brasileiro. Sua técnica apurada, alia dribles curtos, finalização e visão de jogo.

Robson de Souza, o Robinho, 18 anos e 1,72 m, trouxe de volta a irreverência no futebol. Com suas ´molecagens´ nos desconcertantes dribles, o atacante encantou o País e até o Rei Pelé.

William Júnior Salles de Lima Souza, atacante, 19 anos e 1,81 m. Amigo particular de Diego e Robinho, teve a oportunidade de substituir Alberto na final. E foi bem.

Após humilhante despedida da seleção brasileira – despedido no aeroporto – o técnico Émerson Leão, 53 anos, calou a boca de muita gente ao levar um time de jovens, desacreditado, ao título.

Voltar ao topo