Número de crianças encontradas deve triplicar com divulgação de fotos

Brasília ? O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, acredita que será possível triplicar o número de crianças encontradas a partir da divulgação de fotos nos bilhetes da loteria federal. Hoje (24), a Caixa Econômica Federal (CEF) lançou a segunda etapa da campanha "Com a sua ajuda essa saudade pode ter fim". A partir de agora, os bilhetes da loteria federal trarão a foto, o nome e a data de desaparecimento das crianças e adolescentes.

"É evidente que ainda não houve no Brasil nada comparável ao caráter maciço dessa ação que a Caixa viabiliza agora", disse o ministro, que convidou a sociedade brasileira a ajudar a encontrar as crianças e os adolescentes desaparecidos. Vanuchi lembrou os casos de pais que ficam assustados quando seus filhos se perdem, por alguns minutos, e comparou essa situação ao desespero dos pais cujos filhos estão desaparecidos há anos. "Primeiro há o temor de que tenha acontecido o pior e o pânico pela possibilidade de essas crianças estarem sendo submetidas a situações terríveis, vítimas de crimes hediondos", afirmou.

De acordo com Amarildo Baesso, vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ligado ao Ministério da Justiça, são noticiados aproximadamente 40 mil casos de desparecimento de crianças por ano no Brasil. Segundo ele, a maioria é encontrada no prazo de 48 horas e cerca de 10% dos casos demoram a ser localizados.

Cada bilhete trará a foto da criança na época do desaparecimento e, em alguns deles, a foto modificada no computador com a aparência da criança atualmente. Todo mês serão selecionadas fotos de dez crianças para serem estampadas nas 225 mil cartelas que são vendidas em nove mil casas lotéricas de todo o país. Cada cartela contém 10 bilhetes. Ao longo do ano, a CEF disponibilizará 27 milhões de bilhetes com as fotos das crianças desaparecidas. Os primeiros 2,25 milhões já estão à venda.

O superintendente da CEF, Paulo Campos, ressaltou que a campanha consolida o papel social das loterias. "Nos últimos três anos, em uma arrecadação de mais R$ 12 bilhões, repassamos a programas sociais algo superior a R$ 6 bilhões", disse. Na 1ª etapa da campanha, a Caixa confeccionou 10 mil cartazes e um milhão de panfletos com fotos das crianças para serem divulgadas nas agências bancárias e lotéricas de todo o país. As informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos podem ser obtidas pelo site www.desaparecidos.mj.gov.br ou pelo telefone 0800-99-0500.

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