Novas calçadas da Mal Deodoro têm piso de concreto antiderrapante

Os pedestres que circulam com freqüência pela Avenida Marechal Deodoro podem ficar tranqüilos. Nas obras de revitalização das calçadas da avenida, a Prefeitura de Curitiba está construindo uma grande faixa central para pedestres, com piso antiderrapante, que garante maior segurança e conforto, deixando apenas uma pequena pista – destinada à instalação de lixeiras, postes, sinalização de trânsito etc -, na beirada da rua, em pedra portuguesa (petit pavé).
A Prefeitura está investindo na revitalização da Marechal Deodoro R$ 2,5 milhões, com recursos próprios.

A recuperação das calçadas da Marechal Deodoro inclui também pista tátil para deficientes visuais, rampas de acesso para portadores de deficiência e paisagismo. A obra obedece inteiramente a Lei Municipal 11596/2005, que em seu artigo 3º determina: "Os materiais empregados na construção, reconstrução ou reparo das calçadas, especialmente do pavimento, entendido este como um sistema composto de base, sub-base e revestimento, da faixa livre, deverão garantir superfície firme, regular, estável e não escorregadia sob qualquer condição".

A área para pedestres terá de 4 a 5 metros de largura em blocos de concreto pré-moldado. O material é regular e antiderrapante, como pede a lei. Essa faixa de concreto ficará desimpedida de qualquer obstáculo ao percurso de pedestres, o que corresponde à faixa livre determinada pela legislação.

A pequena faixa junto ao meio-fio, em petit pavé, será destinada ao mobiliário urbano. Ali serão fixados todos os equipamentos que podem representar obstáculos para os pedestres, como postes de iluminação, bancas de revistas, lixeiras e paradas de ônibus.

As obras nas calçadas da Marechal Deodoro incluirão nove quadras, em quase um quilômetro, entre as ruas Desembargador Westphalen e Mariano Torres. Entre os maiores avanços da recuperação da Marechal Deodoro estão as pistas táteis, nos dois lados da rua, para portadores de deficiência visual. A medida está de acordo com a norma NBR-9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A área de pista tátil será de 1.670 metros. Também de acordo com a ABNT, serão implantadas em todas as esquinas rampas de acesso para pessoas que usam cadeiras de rodas. Serão 70 rampas.

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