Nós não vamos desvalorizar o real por decreto, afirma presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o governo não adotará nenhuma medida para forçar uma eventual desvalorização do real frente ao dólar. Em entrevista coletiva concedida a emissoras de rádio, em Brasília, ele ressaltou a importância da autonomia atual do Banco Central na política monetária do País e reforçou a necessidade desta independência ser mantida. "Nós não vamos desvalorizar o real por decreto. Isso já foi feito e não deu certo. Nós vamos trabalhar para que ele chegue ao nível que possa ter equilíbrio, sem tomar nenhuma medida de inventar uma mágica na questão do dólar", afirmou.

Lula reconheceu que há uma "fragilização" de determinados setores da indústria, como o calçadista, mas destacou que o problema maior de alguns segmentos está ligado às diferenças competitivas verificadas no mercado externo, e não no interno. Citou a grande competitividade da China e a considerável diferença na quantidade produzida de calçados pelo país asiático e o brasileiro, mas salientou que o governo está buscando alternativas para solucionar este tipo de problema, com a redução de alíquotas para o segmento.

"Quero contribuir para encontrar uma solução para ajudar a indústria do calçado, porque é feita de indústrias pequenas e médias, porque gera muito emprego e eu quero resolver", disse.

Voltar ao topo