Noroeste debate propostas para o setor industrial

As diretorias regionais, as coordenadorias e as gerências do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) de Paranavaí, Maringá, Campo Mourão, Umuarama e Cianorte reuniram-se na noite da última quinta-feira (28) com sindicatos industriais destas regiões para dar continuidade às discussões iniciadas no Congresso Paranaense da Indústria, realizado em abril, em Curitiba. A reunião, chamada de devolutiva do Congresso da Indústria, foi a primeira de uma série de seis que acontecem até novembro em todo o Paraná.

?No Congresso, as lideranças do setor industrial apresentaram propostas e reivindicações e agora o Sistema Fiep está apresentando as respostas?, destacou José Carlos Beckhauser, coordenador regional da Fiep em Paranavaí, que coordenou o encontro da última quinta-feira. Segundo ele, muitas das propostas podem ser atendidas com os programas e a estrutura que a Federação já dispõe. ?Estas discussões poderão dar origem também a novos atendimentos?, disse.

Uma das propostas apresentadas na reunião é a atuação regionalizada da Unindus ? Universidade da Indústria ? para atender uma das principais demandas levantadas durante o Congresso: a capacitação de recursos humanos para melhorar a gestão das indústrias. O coordenador regional da Fiep de Maringá, empresário Paulo Meneguetti, sugeriu que os empresários locais façam a solicitação dos cursos de capacitação a serem ofertados pela Unindus em parceria com instituições de ensino regionais, por exemplo.  ?É muito mais viável oferecer estes cursos aqui na nossa região, próximo às nossas indústrias, do que mandarmos nossos executivos e demais colaboradores para serem capacitados fora?, disse. Outra vantagem, segundo ele, é a possibilidade de oferta de cursos específicos para atender as demandas do setor industrial, que é o que a Unindus se propõe a fazer.  

As outras cinco devolutivas do Congresso serão realizadas em Dois Vizinhos (18/10), Toledo (19/10), Guarapuava (25/10), Londrina (27/10) e Curitiba (09/11). Os principais assuntos em pauta estarão relacionados aos grandes temas debatidos no Congresso: políticas públicas, financiamentos, infra-estrutura, meio ambiente, comércio exterior, relações de trabalho, gestão, pesquisa e desenvolvimento, responsabilidade social, capacitação e ação política empresarial.

O 2º Congresso Paranaense da Indústria aconteceu em abril último, em Curitiba, e reuniu 2 mil participantes, representando todos os segmentos industriais e todas as regiões do Paraná. Nas devolutivas, além de discutir as propostas já apresentadas este ano, os participantes começam a preparar a pauta do próximo Congresso, que será realizado em 2008. 

Voltar ao topo