Negociações poderão definir novos investimentos na Bolívia, diz Amorim

São Paulo – As atuais negociações com o governo boliviano definirão se o Brasil fará novos investimentos nesse país, afirmou nesta quarta-feira (27) o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele lembrou que "o clima de negociação tem melhorado" e informou que não está em discussão "o direito da Bolívia de nacionalizar seus recursos naturais ? isso é um direito que o país pode exercer da maneira que achar que deve".

Após reunião-almoço com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o ministro destacou que "interessa que o tratamento dado a nossas empresas seja adequado". E afirmou: ?Sempre apostamos numa solução, num caminho onde demonstrássemos firmeza e, ao mesmo tempo, abertura de diálogo; em que demonstrássemos respeito à soberania boliviana e, ao mesmo tempo, posturas firmes no que diz respeito aos princípios. Então, eu acho que aos poucos nós estamos chegando lá?.

Nesta semana, uma missão técnica da Petrobras reiniciou na capital boliviana, La Paz, as negociações com o governo e com a estatal petrolífera YPFB sobre a adequação dos contratos ao decreto de nacionalização de ativos e reservas das empresas petrolíferas estrangeiras.

Voltar ao topo