Não há como responsabilizar Lula, afirma relator da CPI dos Correios

deputado_290306.jpgNão há como imputar qualquer responsabilidade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o esquema de compra de votos investigado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, segundo o relatório do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Como já vinha declarando à imprensa que faria, o relator da CPMI dos Correios, Osmar Serraglio, citou o presidente no seu relatório final. Num capítulo intitulado A Ciência do Presidente Lula, Serraglio cita trechos de depoimentos, como o do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), sobre um eventual conhecimento, pelo presidente, "do envolvimento de parlamentares com os ilícitos investigados".

Serraglio ressalta que não existe qualquer fato apurado nas investigações que evidencie uma eventual omissão por parte do presidente da República.

"Não incide, aqui, responsabilidade objetiva do Chefe Maior da Nação, simplesmente, por ocupar a cúspide da estrutura do Poder Executivo, o que significaria ser responsabilizado independentemente de ciência ou não. (…) Não se tem qualquer fato que evidencie haver se omitido", diz o relator.

Neste capítulo do relatório, Serraglio transcreve trechos de depoimentos prestados por Roberto Jefferson; pelo líder do PTB, José Múcio Monteiro; deputado Júlio Delgado; deputado Aldo Rebelo.

Voltar ao topo