Mutirão acaba com 1.415 processos sentenciados

Os Juizados Especiais Federais (JEFs) do Paraná participaram de forma bastante ativa do mutirão Por Uma Justiça para Todos, que aconteceu em todo o país com o objetivo de agilizar o trâmite processual nos juizados. Nos dias 25 e 26 de abril os juízes e servidores trabalharam intensamente em todo o Estado, conseguindo sentenciar um total de 1.415 processos.

Em Curitiba, 24 funcionários participaram do movimento que aconteceu no Fórum Social, no edifício Bagé, dentre eles, cinco funcionários da Vara Previdenciária e quatro da Vara de Paranaguá. Foram proferidas 618 sentenças e 167 despachos. O JEF realizou ainda atendimento ao público e serviços de secretaria, como juntadas, cálculos e intimações de partes para recebimento de pagamento de RPV.

Os JEFs adjuntos do interior do Estado também participaram ativamente do mutirão, mostrando ótimos resultados. Em Maringá, o Juizado Especial Federal adjunto à 1ª Vara Federal teve a participação de oito juízes e oito servidores. Foram sentenciados um total de 331 processos. Em Foz do Iguaçu, o JEF adjunto proferiu 106 sentenças, em ação na qual foram mobilizados quatro juízes e 15 funcionários, entre servidores e estagiários.

Em Campo Mourão foram analisados 98 processos e prolatadas 59 sentenças pelos dois juizes federais do JEF. Vinte cidadãos se beneficiaram do atendimento ao público, além de todo o serviço interno (despachos, juntadas, datilografia, revisão dos processos suspensos e remessa a Turma Recursal) ter funcionado como em horário normal.

O JEF adjunto em Guarapuava teve 53 sentenças proferidas e sete remessas à Turma Recursal. O número de intimações do INSS também foi bastante alto: 222. Em Umuarama, 457 processos foram analisados, com os juízes proferindo 33 sentenças, além da realização de 44 audiências. Em Francisco Beltrão, nos dois dias foram movimentados 1418 processos, prolatadas 42 sentenças e realizadas quatro audiências de sentenças.

Em Paranavaí foram prolatadas 32 sentenças e proferidos 69 despachos pelo JEFs. No Juizado Especial Federal adjunto de Cascavel, todos os processos foram colocados em dia, com 22 sentenças prolatadas, duas audiências realizadas, 154 despachos e 30 remessas à Turma Recursal. Todos os juízes da circunscrição participaram do mutirão, bem como os servidores e estagiários.

Em Londrina o mutirão já vinha acontecendo desde o último dia 7, quando os processos começaram a ser analisados por seis juízes da cidade. Nos quinze dias em que os processos foram distribuídos para o mutirão, 278 foram sentenciados. O resultado foi a completa eliminação do passivo acumulado no JEF adjunto da cidade. Como atividade complementar do mutirão, houve atendimento ao público no Juizado Itinerante de Rolândia, que recebeu 90 pessoas com vistas ao ajuizamento de novas ações. (JFPR)

Voltar ao topo