Wikileaks: documento cobre principais questões globais

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, disse hoje que a divulgação iminente de documentos norte-americanos irá cobrir “as principais questões” do mundo atualmente. “O material que estamos para soltar cobre essencialmente todo assunto importante em cada país do mundo”, disse ele por vídeo, na Jordânia, ao ser questionado por jornalistas se o vazamento seria focado nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

Ele disse que escolheu falar por vídeo porque a “Jordânia não é o melhor lugar para estar com a CIA (a agência de inteligência norte-americana) no seu rastro”. Não ficou claro de onde ele falava, mas a entrevista foi feita a jornalistas investigativos na Jordânia.

O fundador do site afirmou que, no último mês, grande parte de sua energia e atividades foram dedicadas em preparação para a divulgação que está para sair sobre a “história diplomática dos Estados Unidos”.

Ele disse que seu site é uma organização com quatro anos de história de publicações e que os EUA estão em uma posição difícil sem saber exatamente o que será revelado. Assange afirmou que Washington entrou em contato com governos de quase todo o mundo para falar sobre o que algumas das revelações vão fazer. As informações são da Dow Jones.