Venezuela está na mira do Departamento de Estado dos EUA

WASHINGTON – O governo norte-americano avalia a inclusão da Venezuela na lista dos países que apóiam o terrorismo, elaborada pelo Departamento de Estado, junto à Coréia do Norte, Irã, Cuba, Síria e Sudão, informou nesta terça-feira (11) o jornal Miami Herald.

Citando fontes do governo norte-americano, a publicação revelou que a Casa Branca decidiu iniciar uma investigação após a acusação da Colômbia de supostos vínculos do presidente venezuelano, Hugo Chávez, com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Os Estados Unidos e a União Européia classificam o grupo armado colombiano como "organização terrorista". O presidente venezuelano, contudo, declarou publicamente que considera as Farc como um "movimento insurrecional legítimo".

A investigação é o primeiro passo de um procedimento que poderá se refletir em sanções econômicas contra a Venezuela e limitações às empresas petrolíferas norte-americanas e estrangeiras que realizam negócios com o país.

A Colômbia anunciou na semana passada que encontrou documentos que demonstrariam os vínculos entre o governo venezuelano e as Farc. Segundo o jornal, esses documentos são a base da investigação do governo norte-americano. O deputado republicano do Estado da Flórida, Connie Mack, foi quem solicitou à administração Bush que inicie o procedimento contra a Venezuela.

Voltar ao topo