Vai a 21 número de mortos em atentado no Afeganistão

Pelo menos 21 policiais morreram e outros 20 ficaram feridos em um atentado suicida contra um centro de treinamento da polícia em Tirin Kot, capital da província de Uruzgan, no sul do Afeganistão. Informações iniciais indicavam pelo menos 18 mortos. Vários edifícios foram destruídos pela explosão. O Taleban assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Segundo o chefe de polícia de Uruzgan, o suicida entrou no centro de treinamento a pé enquanto os reservistas da polícia se exercitavam. O Ministério do Interior informou que o extremista estava disfarçado com um uniforme de especial, uma tática usada pelos extremistas em vários ataques violentos.

O Taleban voltou a ganhar força nos últimos três anos, após um enfraquecimento inicial causado pela invasão liderada pelos Estados Unidos que depôs o movimento militante, em 2001. O sul afegão é o centro do movimento taleban e da luta das forças internacionais contra os extremistas.

Nove dos feridos no ataque de hoje foram hospitalizados. Um porta-voz do Taleban, Qari Yousuf Ahmadi, afirmou que o grupo assumia a autoria do ataque e continuará realizando atentados contra funcionários do governo e tropas estrangeiras.