Uribe diz esperar em breve a libertação de Betancourt

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, expressou nesta quinta-feira (15) a esperança de que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertem sua refém mais preciosa, a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, antes do início da 5ª Cúpula de chefes de Estado da União Européia, América Latina e Caribe.

Recebendo o primeiro ministro da República Tcheca, Mirek Topolanek, o chefe de Estado disse: "Queira o céu que após tantos problemas causados à Colômbia, antes que tenha início a Cúpula de Lima, o movimento terrorista Farc, ou um de seus porta-vozes, anuncie a libertação de Betancourt e dos outros reféns".

Ontem, em um comunicado, a Presidência da República anunciou que "o Ministério da Defesa e as Forças Armadas reviram e incrementaram as operações para realizar uma localização humanitária dos reféns".

Tempos atrás, Uribe havia explicado que a "localização humanitária" consiste no cerco aos grupos de guerrilheiros com reféns, ao qual se segue um apelo às organizações humanitárias internacionais para que intervenham para obter a libertação.

Voltar ao topo