Unesco: seca fez 100 mil iraquianos deixarem seus lares

A seca fez com que mais de cem mil pessoas no norte do Iraque abandonassem suas casas desde 2005 e mais 36 mil estão prestes a tomar a mesma medida, informou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Quatro anos de seca e a excessiva exploração dos recursos hídricos levaram ao colapso o antigo sistema de aquedutos subterrâneos, conhecido no Iraque como karez. Apenas 116 dos 683 sistemas desse tipo continuam em operação, segundo um estudo realizado pela entidade. De acordo com o levantamento, 70% dos karez secaram.

A Unesco, sediada em Paris, diz que o estudo – o primeiro a pesquisar os efeitos da seca nos aquedutos subterrâneos – concluiu que “ações rápidas e urgentes são necessárias para evitar que mais pessoas deixem a região”. A entidade considera o comprometimento do sistema karez e a migração como um sinal prévio de advertência sobre o futuro do abastecimento de água na região. O estudo representa o primeiro inventário sobre o karez para o governo iraquiano, disse a Unesco. Oitenta e quatro por cento do sistema está localizado em Sulaymaniyah e os 13% na província de Erbil.

Um karez pode produzir água potável para 8.640 pessoas, informou a Unesco. A tecnologia foi desenvolvida na antiga Pérsia. “Antes do início da seca, as maiores ameaças ao karez no Iraque eram o tumulto político, abandono e negligência”, diz a Unesco em comunicado. “Atualmente, poucas pessoas no Iraque sabem como mantê-los ou consertá-los, o que contribui para que fiquem abandonados.”

Comunidades inteiras deixaram suas casas por causa da falta de água, resultando na queda de 70% da população da região, afirmou a entidade. A agência citou como exemplo a vila de Jafaron, onde 44 dos 52 karez secaram desde 2008. A falta de água deixou estéreis 113 hectares de terra irrigada.

A entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que tem trabalhado com o governo iraquiano desde 2007 para reabilitar o sistema karez. Em 2010, o órgão vai lançar a Iniciativa Karez para Revitalização da Comunidade, com o objetivo de ajudar os iraquianos a reconstruir seus aquedutos.