Catástrofe

Terremoto de 8,1 graus no México deixa 32 mortos; há alerta de tsunami

Terremoto de 8,4 graus atinge México e mata ao menos 20
Foto: Reprodução/Twitter

O terremoto de 8,1 graus que sacudiu a costa sul do México, na divisa com a Guatemala, no fim da noite de quinta-feira, 7, deixou ao menos 32  mortos nos Estados de Oaxaca e Chiapas. O presidente do país, Enrique Peña Nieto, acionou a operação de proteção civil para levantar quais são os danos. Áreas remotas foram atingidas e o número de mortes pode aumentar.

Inicialmente, o USGS havia informado que o tremor, detectado às 23h49 no horário local (1h49 no horário de Brasília), era de 8 graus.  O epicentro do temor foi localizado a 165 quilômetros a oeste de Tapachula, no Estado de Chiapas.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu à população, nesta sexta-feira, 8, ser provável que nas próximas 24 horas aconteça uma forte réplica do terremoto, ainda que de “um grau menor”.

Ele disse que até agora o alerta de tsunami no Estado de Chiapas, onde foi registrado o epicentro do terremoto, na noite de quinta-feira, “não representa um risco maior”, e considerou que 50 milhões de pessoas devem ter sentido em várias partes do país.

Enrique Peña Nieto informou pelo Twitter que o Comitê Nacional de Emergência permanecerá de prontidão para avaliar os danos e coordenar as ações de ajuda à população.

 

O presidente apontou que esse foi um terremoto maior que o de 8,1 na escala Richter, de setembro de 1985, que deixou milhares de mortos, mas enfatizou que a cultura de proteção civil avançou desde então.Ele ressaltou que o último terremoto de magnitude similar  ao da noite de quinta-feira aconteceu em 1932. Além disso, também pediu à população que faça uma revisão em suas casas para verificar se há algum dano.

Segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC), o tremor, desta quinta-feira, que aconteceu a uma profundidade de 33 km, e provocou ondas 0,7 metros. Estão em alerta a Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicaragua, Panamá, Honduras e Equador.

O sismo foi sentido em várias regiões da Guatemala, de acordo com relatos de moradores nas redes sociais.

O terromoto foi sentido na Cidade do México, a mais de mil quilômetros do epicentro. Pessoas correram para as ruas fugindo dos prédios, assim que os tremores começaram a ser sentidos, disse uma fonte à agência de notícias Reuters.