Tempestade tropical deixa 12 mortos nas Filipinas

A passagem da tempestade tropical Halong pelas Filipinas deixou pelo menos 12 pessoas mortas e outras nove ficaram feridas no norte do país. Telhados foram arrancados e postos de transmissões de energia, derrubados pela força da chuva e dos ventos, informaram as autoridades locais. As mortes ocorreram nas províncias de Pangasinan, La Unión, Benguet e Zambales, as mais afetadas pela tempestade, informaram serviços de resgate.

A tempestade destruiu ainda cerca de 3.000 casas, deixando milhares de desabrigados, além de ter arrancado árvores pela raiz, derrubado o fornecimento de energia e cortado as conexões telefônicas. Autoridades declararam estado de alerta máximo diante do risco de inundações e deslizamentos de terra.

A tempestade Halong chegou no sábado à província de Cordillera com ventos de até 95 quilômetros por hora. As Filipinas anualmente são atingidas pelas tempestades, principalmente durante a estação das chuvas, que começa em meados de maio ou início de junho, terminando em novembro.

No final de 2006, quatro tempestades consecutivas alagaram amplas áreas da região de Bicol, no sudeste de Luzon, e causaram enchentes nas quais morreram mais de 1.300 pessoas, com quase três milhões de pessoas atingidas.

Voltar ao topo