Susan Sontag diz que EUA criaram estado terrorista

Em mais um enérgico ataque à política dos Estados Unidos no Iraque, a escritora americana Susan Sontag afirmou que “os EUA criaram um estado terrorista, e o aumento do terrorismo no Iraque é a resposta a essa ocupação insensata”.

Em declarações à revista alemã Brigitte, a autora de In America comentou: “Dizem que estamos desarmando os iraquianos, que os estamos liberando, mas isso é mentira”. “Nós não libertamos esse país, o ocupamos”, acrescentou Sontag, que tem questionado duramente o governo de George W. Bush.

Uma das grandes intelectuais norte-americanas, Susan Sonntag é muito respeitada na Europa, onde ministra palestras em universidades e já recebeu prêmios. Admirada principalmente pela esquerda, ela acusa sem piedade as barbáries e incongruências da política de Washintgon. Susan Sontag acabou sendo estilizada a ícone da intelectualidade norte-americana, embora deteste ser reduzida a essa imagem, como detesta qualquer estereótipo.

Mas para não fugir muito dela, ataca: “Os americanos decidiram ser uma potência imperialista no sentido antiquado de conquistar países, ocupá-los e administrá-los […] Mas isso terão que aprender, pois não sabem fazer, e por isso causam enormes danos no Iraque. Mas em certo sentido conseguiram o que queriam, uma nova base no Oriente Médio”.

Voltar ao topo