Sumô tem recorde histórico de lutadores estrangeiros

É cada vez maior o número de "gaijin", ou seja, estrangeiros, competindo profissionalmente nos grande campeonatos de sumô, a tradicional luta japonesa de pesos pesados.

No próximo grande torneio do calendário, 12 dos 42 inscritos são estrangeiros, um número recorde nas competições do milenar esporte japonês.

Entre os grandes destaques atuais do esporte estão o mongol Hakuba e o georgiano Tochinoshin, nome de guerra do jovem de 20 anos Levan Gorgadze, que participarão da esperada competição programada para ocorrer em Tóquio, conhecida como "Gogatsu Basho" (torneio de maio), que ocorre entre os próximos dias 11 e 25.

Há anos o esporte tradicional japonês é dominado por "yokozuna" (grandes campeões) estrangeiros, em particular os mongóis, como Hakuho (Munkhbat Davaajargal) e Asashoryu (Dolgorsuren Dagvadorj).

O último dos yokozuna japoneses, Takanohana, aposentou-se em 2003 e desde então muitos apaixonados pelo esporte lamentam a falta de perspectivas para a chegada de um novo campeão nacional.

Voltar ao topo