Rússia pressiona Conselho Nacional Sírio a dialogar com as autoridades

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, pressionou nesta quarta-feira o líder do Conselho Nacional Sírio (CNS), Abdulbasit Seida, a dialogar com as autoridades sírias para definir os “prazos e parâmetros de um processo de transição”.

“Em várias ocasiões, manifestamos a necessidade da cessação imediata da violência e do início de um diálogo com a participação do Governo e de todos os grupos opositores”, disse o chefe da diplomacia russa após reunir-se com uma delegação do CNS liderada por Seida.

Lavrov insistiu que no marco desse diálogo “os próprios sírios deverão decidir o destino de seu país, a partir de um acordo sobre os prazos e parâmetros de um processo de transição”.

Após assinalar que anteriormente a Rússia mantivera contatos de trabalho com o CNS, a facção opositora síria mais importante, o titular das Relações Exteriores russo avaliou positivamente a reunião de hoje, que, segundo ele, se produz “neste período de grande responsabilidade para a Síria”.

Lavrov se interessou pela visão do CNS sobre o movimento opositor sírio, assim como pelas relações do Conselho com os outros grupos da oposição que se encontram tanto dentro como fora da Síria.

“Necessitamos entender quais são as perspectivas de unidade de todos os grupos opositores em torno da plataforma de diálogo com o Governo, como contempla o plano de Kofi Annan, aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU”, disse.

Seida, por sua vez, indicou a Lavrov que “o que ocorre na Síria é uma revolução, não diferenças entre o povo e o Governo”.

“O povo (sírio) procura modelar seu forte desejo de acabar com o regime e tomar o caminho do desenvolvimento democrático”, avaliou o líder do CNS.

Voltar ao topo