Roche recolhe anti-retroviral e governo indica substituto

O laboratório Roche anunciou que vai recolher do mercado brasileiro todos os lotes do medicamento Viracept, anti-retroviral que faz parte do coquetel para pacientes com HIV distribuído pelo governo brasileiro. Na quarta, a empresa já havia informado que iria retirar o remédio do mercado na Europa e em outras regiões após receber reclamações de que alguns lotes estavam apresentando um ?odor muito estranho?.

No Brasil, dos 180 mil pacientes com aids que usam o coquetel, somente cerca de 9 mil adultos e 250 crianças tomam o Viracept (nome comercial do mesilato de nelfinavir). Em resposta à decisão da Roche, o Ministério da Saúde já distribuiu um comunicado para todo o serviço de saúde do País com indicação de remédios alternativos para substituir a droga. Os pacientes que fazem uso do medicamento também devem entrar em contato com os postos de saúde para receber a nova prescrição. As opções levam em conta se a pessoa é adulta, gestante ou uma criança.

A Roche informou ter descoberto, após análise química detalhada, que os lotes do medicamento com odor forte continham níveis maiores que o normal de uma substância chamada ácido etil éster metanosulfônico. A empresa colocou dois números de telefone para esclarecer dúvidas (0800-7733-310 e 0800-7720-292).

Voltar ao topo