Rei da Jordânia nomeia novo premiê

O rei da Jordânia, Abdullah 2º, apontou o político reformista Abdullah Ensour como primeiro-ministro, na intenção de preparar o país para as primeiras eleições após a Primavera Árabe. O anúncio foi feito em comunicado oficial do palácio.

O primeiro-ministro anterior, Fayez Tarawneh, se demitiu após o rei ter dissolvido o Parlamento e convocado eleições antecipadas. Ensour, educado na França e nos Estados Unidos, tem uma longa carreira como legislador e já ocupou altos cargos de governo em outras gestões.

O novo premiê apoiou intensamente as reformas constitucionais que o rei Abdullah promoveu em 2011, passando alguns de seus próprios poderes ao Parlamento, que a oposição dizia ser isolado politicamente.

“Nós adiantamos as eleições e queremos um novo Parlamento, que preparará o caminho para a transição para um regime parlamentarista”, disse o rei a Ensour em sua carta de designação para o cargo.

Abdullah 2º dissolveu o Parlamento na última quinta-feira, dois anos antes do final do mandato dos componentes do Legislativo, e convocou eleições antecipadas para 2013, ainda sem data certa para acontecer. Uma autoridade eleitoral independente supervisionará o pleito, pela primeira vez na história do país.

Voltar ao topo