Premiê britânico visita soldados que atuam na Líbia

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, fez hoje uma visita surpresa à base aérea de Gioia del Colle, no sul da Itália, a partir de onde caças e bombardeiros britânicos realizam missões de ataque às forças de Kadafi. Cameron anunciou que o governo britânico destacou mais quatro caças-bombardeiros Tornado para as operações militares.

Recebido pelo subsecretário de Defesa da Itália, Guido Crosseto, Cameron tomou chá com militares britânicos e italianos e elogiou as operações contra Kadafi. “Com isso, teremos 10 caças Eurofighter Typhoon na missão da zona de exclusão aérea e um total de 12 Tornado envolvidos nas operações”, afirmou. O premiê britânico disse aos pilotos e soldados aeronáuticos que as operações que eles realizam “literalmente salvaram milhares de vidas em Benghazi e outros lugares da Líbia”.

“Apenas durante o último final de semana, nossos aviões destruíram dez veículos blindados e três tanques. Nossos militares voaram um número enorme de missões, de maneira muito rápida e brilhante”, disse Cameron. As operações de bombardeio contra as forças de Kadafi começaram em 19 de março, logo após a aprovação da resolução 1973 no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que autorizou o uso da força aérea para proteger vidas dos civis líbios. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Voltar ao topo