Conflito

Posição dos EUA sobre Gaza é ‘revoltante’, diz saudita

O príncipe Turki al-Faisal, ex-embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos, disse que a posição dos EUA em relação à ofensiva militar de Israel contra o território palestino de Gaza como “imprudente” e “revoltante”. Em mensagem enviada ao presidente eleito dos EUA, Barack Obama, Al-Faisal diz que “o governo Bush deixou para você um legado revoltante e uma posição imprudente em relação aos massacres e ao derramamento do sangue de inocentes em Gaza. Basta, hoje somos todos palestinos e buscamos o martírio por Deus e pela Palestina, seguindo aqueles que morreram em Gaza”.

Já o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Saud al-Faisal, criticou a liderança política de Israel por “derramar sangue palestino no que se tornou uma tática para os partidos israelenses resolverem suas disputas eleitorais”. Ele exortou Obama a tornar realidade suas promessas de mudança, cooperando com os países árabes.

No Cairo, o vice-secretário-geral da Liga Árabe para Assuntos Palestinos, Mohammed Subaih, disse que os EUA estão bloqueando a aprovação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigiria um cessar-fogo em Gaza. Nos últimos dias, os EUA, que têm direito a veto no Conselho, bloquearam um projeto de resolução apresentado pela Líbia que exortava israelenses e palestinos a um cessar-fogo, porque o texto não mencionava explicitamente os disparos de foguetes por militantes palestinos contra Israel.

Segundo Subaih, os diplomatas árabes que foram à sede da ONU em Nova York para pressionar por uma resolução do Conselho de Segurança “enfrentam dificuldades e obstáculos, por causa da posição dos EUA de apoio a Israel. Os EUA querem mais sangue e querem bloquear uma decisão por parte do Conselho de Segurança, de modo que Israel possa continuar sua agressão e fazer uma operação de limpeza contra o grupo palestino Hamas”. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo