Polícia turca detém supostos simpatizantes da Al-Qaeda

A polícia turca deteve cinco pessoas, incluídos três estudantes universitários, suspeitos de terem fornecido apoio financeiro e técnico a extremistas da Al-Qaeda no Afeganistão, informou hoje a polícia. Um dos detidos é acusado também de preparar um possível atentado a bomba na Turquia, disse um policial da cidade de Izmir (Esmirna).

Os cinco foram detidos em operações policiais conduzidas na última quarta-feira em cinco cidades diferentes, incluída Izmir. A agência estatal de notícias Anatólia identificou um dos suspeitos por suas iniciais A.K., e disse que a polícia descobriu dois litros de peróxido de hidrogênio e outros produtos químicos que podem ser usados para construir bombas na casa do suspeito, na cidade de Kayseri, na região central da Turquia. Outro dos detidos seria um estudante checheno da Universidade de Istambul, mas a polícia não confirmou a informação.

Em Izmir, o detido foi um estudante universitário de 23 anos, que cursa matemática na Universidade Dozkuz Eylul. A polícia turca afirma que ele pesquisava software de computador para derrubar aviões.

Voltar ao topo