Polícia colombiana prende elo entre cartel e máfia italiana

A polícia da Colômbia prendeu hoje o narcotraficante Rafael Iván Zapata Cuadros, que atua supostamente como o contato entre o cartel colombiano “Los Rastrojos” e a máfia italiana.

O diretor da sessão de Antinarcóticos da Polícia Nacional, general Luis Alberto Pérez, informou que a detenção ocorreu no povoado de Puerto Berrío, no estado de Antioquia, após “três meses de acompanhamentos” pelos membros da inteligência.

O general afirmou que Zapata já “está condenado a 20 anos de prisão” na Itália “por narcotráfico e associação com grupos delitivos”, aparentemente servindo de “ligação entre os irmãos Calle Serna e a máfia italiana para o tráfico e a comercialização de cloridrato de cocaína na Europa”.

Os irmãos Javier Antonio e Luis Enrique Calle Serna, conhecidos como “Los comba”, lideram um dos principais grupos de tráfico de drogas da Colômbia conhecido como “Los Rastrojos”.

Segundo Pérez, além do pedido da Justiça italiana por Zapata, o criminoso tem contra si ordens de prisão internacional da França e da Holanda, onde também é indiciado por ligação com o narcotráfico.

O colombiano teria relações com o grupo mafioso liderado pelo criminoso assassinado Vincenzo Barbieri e ainda teria ligações com o extraditado chefe paramilitar Salvatore Mancuso e outros grupos italianos.

Voltar ao topo